Nos dias 28 e 29 de agosto, o Festival Suíça Bahiana celebra os seus 10 anos de realização. Em 2020, o FSB realizaria 10 anos, mas não pôde ser realizado devido a pandemia do novo coronavírus. A celebração teve de ser adiada e reformulada dentro do contexto para assegurar a saúde do público e de todos os envolvidos.

Assim, em 2021, o Coletivo poderá enfim celebrar a sua primeira década de atividade na realização do seu sétimo festival. Com versão sem público, o evento promoverá encontros inéditos entre artistas e será transmitida em transmissão online dos shows. Serão realizados em Vitória da Conquista (BA), através do YouTube.

A programação de encontros

  • Sebastianismos (BR/ARG), projeto de Sebastián Piracés-Ugarte da banda Francisco El Hombre, participa do show da feirense Isa Roth (BA);
  • Luiza Audaz (BA) recebe Mariana Aydar (SP);
  • Coral (BA) se junta a Graveola (MG);
  • Nasi (SP) entra na comemoração de 10 anos da banda Os Barcos (BA).

Todos estes apenas no primeiro dia.

Como também é de costume, no domingo (29), o FSB reserva um dia para o rock’and’roll e suas vertentes, como o metal, tão presente na cena underground do estado.

  • Os Reis do Crime (BA) convida Felipe Cordeiro (PA);
  • Cama de Jornal (BA) traz Gabriel Thomaz (RJ) da banda Autoramas;
  • Dona Iracema (BA) recebe Rodrigo do Dead Fish (ES);
  • Pilot Wolf (BA) convida Pompeu do Korzus (SP).

 

“Durante a pandemia, mais uma vez, vimos a importância da cultura para a sustentação de um povo. Por meio de lives, livros, música, dança, filmes, séries e inúmeras outras manifestações culturais, boa parte das pessoas se sentiram abraçadas em suas casas e o nosso festival seguirá nesta premissa”, afirma a produtora Ana Luiza Dias.

A força da cultura no atravessamento de temporadas difíceis foi escolhida como mote até para o cartaz deste ano. Em ilustração feita pelos artistas visuais Luan Samir Moura, Rebert e Webert Viana, vemos a vitória da deusa grega Atena, guerreira das artes, contra o gigante Encélado. “É a luta da cultura contra a pandemia, isolamento social e solidão. Encélado, na mitologia grega, era um dos gigantes, que são os quatro filhos de Gaia. Ele é o menor e mais fraco dos gigantes, porém o mais inteligente (assim como o coronavírus, que é invisível, mas perigoso)”, explica Luiza.

O Festival Suíça Bahiana 2021 tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e a Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO
Festival Suíça Bahiana – Edição online
Data: 28 e 29 de agosto
Horário: 17h
Transmissão AQUI
Evento gratuito