Entre os dias 17 e 20 de novembro, a ABRAFIN, representada pelo diretor regional Paulo Zé, participou do Mercado da Música – Uruguai Musical, na cidade de Atlântida, distrito de Canelones – Uruguai.

O evento teve como principal objetivo apresentar a música Uruguaia para programadores de Festivais e produtores musicais de diferentes países da América Latina. Paulo Zé @pauloze que foi representando a ABRAFIN, o S.O.M. e o Festival Morrostock, teve a oportunidade de participar de uma imersão junto a música Uruguaia durante os 4 dias de reuniões, rodadas de negócios e shows cases.

Na ocasião, a ABRAFIN foi apresentada como a grande plataforma em rede de Festivais do Brasil que possui uma vasta construção de norte a sul, de leste a oeste que gira a economia do setor de janeiro a dezembro todos os anos.

O Mercado da Música – Uruguai Musical

O evento foi organizado pelo time da OIMUS Agência de Exportação da Música Uruguaia, com patrocínio Ande Agência Nacional de Desarrollo e Cooparte Agramyarte e AGADU, apoio da Ministério da Educação e Cultura, Direção Nacional de Cultura e Instituto Nacional de música.  A programação do evento teve como sede o Parque de Vacaciones da AGADU, associação dos compositores para recolhimento de direito autoral no Uruguai. Um espaço com muito verde que conta com estrutura de hospedagem, salas multiuso, biblioteca , parquinhos para crianças e um anfiteatro ao ar livre.

DESTAQUES QUE VALEM CONFERIR!

“Durante dois dias pudemos conhecer inúmeros projetos musicais emergentes que mostram que a música uruguaia se alinha também aos valores progressistas de sua política social. Um país onde a Cannabis é tratada como medicina e é descriminalizada gerando impostos e divisas para o país. No supermercado os saquinhos plásticos são cobrados o que induz o cliente a usar bolsas recicláveis, nos alimentos há aviso de excesso de açúcar, sódio, colesterol, gordura saturadas“, avaliou Paulo Zé.

Paulo Zé também destacou do mercado da música uruguaia bandas como La Niña Loba, um grupo só de mulheres que fazem um índie rock instigante e a forma com que a banda se apresentou na rodada de negócios cobrando sua história com cartões ilustrados. Outro destaque foi Kira1312 uma cantora que traz o hip-hop do Chuy  e se apresentou com DJ em um set muito quente. Ainda dando destaque às mulheres, tem Coralinas, Inês Errandonea, Lúcia Severino, Samantha Navarro, Nina Uma, entre outras.

Para Paulo, o Hip-Hop consciente de Kung Fu Ombijam chama a atenção pelo acúmulo de vivências e transformação. Ainda podemos citar Proyecto Canibal Troilo, Ciudad Liquida, Diego Drexler, La Imbailable Cumbia Orquestra, Alucinaciones en Família, Apneuma

 

Aproveite a playlist que nosso articulador da região sul Paulo Zé preparou com alguns dos destaques citados:

A jornada junto a música uruguaia ainda contou com diversos assados, networking entre os programadores e praia.  Em uma Jam Session ao final do encontro, saiu a frase “foi a primeira vez que eu saí de casa” que simbolizava o momento de retomada dos encontros presenciais.

Para entrar no Uruguai todo procedimento de segurança sanitária com realização dos testes PCR RT laboratoriais, seguro saúde, declaração juramentada de saúde e carteira vacinas completa. Todo lugar fechado é obrigatório o uso de máscara porém ao ar livre não é mais necessário.

Fotos: @abbeyrph